sábado, 4 de junho de 2011

Dicas pedagógicas documentários sobre a África

A TV Escola é a televisão pública do Ministério da Educação destinada aos professores e educadores brasileiros, aos alunos e a todos interessados em aprender, com um vasto acervo de filmes e documentários que podem ser usados em sala de aula.

Documentários de curta duração, para trabalhar o tema África nos Ensino Fundamental e Médio.

"Viajando aos extremos" é um documentário em língua inglesa (dublado em português) no qual o fotógrafo e explorador Art Wolfe viaja para diferentes lugares do mundo para fotografar belas paisagens naturais, aspectos da vida animal e também povos que mantém modo de vida tradicional, sem grande influência da cultura ocidental.

  • Viajando aos extremos - África: Madagascar
Sinopse : A ilha de Madagascar é abordada pela singularidade da sua vida animal, pois destaca-se pela biodiversidade e grande presença de espécies endêmicas, ou seja, que são exclusivas desta ilha. Chama a atenção o alto índice de desmatamento local e o fato de as áreas preservadas estarem localizadas em locais de difícil acesso. Destaque para os lêmures - primatas não humanóides, o mimetismo de lagartixas e camaleões no meio da floresta, os gigantescos baobás e a presença da população humana, muitas vezes retratadas em condições de miséria e fazendo uso de técnicas primitivas.

Acesse: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=638

  • Viajando aos extremos -África ocidental: Togo e Benin
Sinopse: Este episódio sobre dois países da costa ocidental africana é dedicado aos aspectos culturais e históricos dos diferentes povos que vivem no Togo e Benin e mantêm práticas tradicionais em seus modos de vida. É dado destaque a aspectos religiosos, como o animismo e o vodu. São exibidas imagens fortes e pessoas se autoflagelando, vilas e povoados bastante pobres, curiosidades de um mercado de rua que vende animais para práticas de curandeirismo e pessoas em transe em rituais com fogo. Em Benin, aborda-se a Costa dos Escravos, local assim denominado em função do embarque de pessoas que eram vendidas como escravas para trabalho sobretudo no continente americano, o colorido das roupas das pessoas no mercado local e um pouco da cultura islâmica.

Acesse: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=652

Fonte: Misterio da Educação- TV Escola
Acesso: 04 de jun 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário